PENEDO-AL 

A capital do Baixo são Francisco

Penedo é considerada a capital do Baixo São Francisco por sua riqueza cultural e histórica de causar admiração em qualquer turista ou visitante. É uma cidade privilegiada por possuir a Área de Preservação Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, considerada como Pantanal Alagoano.

Distante 160km de Maceió-AL e 122Km de Aracaju-SE, pode-se dizer que o que nos distancia não é a quilometragem, mas a vontade de estar numa das primeiras cidades do Brasil - segundo informa os arquivos dos museus da cidade. Haja vista que sua colonização iniciou pelo Rio São Francisco, com a chegada das grandes navegações que percorriam o litoral do nosso país.

Herança dos diversos colonizadores do mundo, que passaram por estas terras, estão representadas nas construções seculares de características marcantes e bem elaboradas, como exemplo; as igrejas com interior banhadas a ouro, com azulejos portugueses, que possuem estilo rococó, barroco e neoclássico. Os visitantes se encantam ao olhar a estrutura e conservação dos prédios fazendo um brinde ao nosso passado.

Em Penedo, cada canto tem um encanto. Por isso e muito mais, podemos verificar a quantidade de comentário positivo nos sites de pesquisa que apresentam avaliação dos turistas. Penedo está com avaliação considerável pelos usuários da internet que fazem questão de contar sobre suas experiências enriquecedoras e inesquecíveis nesta cidade ribeirinha.

Nos museus, o acervo histórico é curioso e interessante para os amantes de história e para aqueles que desejam saber mais sobre patrimônio. Também é possível constatar que o imperador Dom Pedro Segundo e, demais pessoas ilustres, já passaram por esta região e deixaram alguns pertences que você poderá fotografar quando vir nos visitar.

Falando em herança, temos que destacar a culinária típica e peculiar do ribeirinho. Aqui temos pratos preparados com a carne de jacaré, a farinha de mandioca, macazada, variados tipos de doces e tantas outros que testam o nosso paladar e dão água na boca, deixando aquele gostinho de quero mais.

Contudo, é necessário destacar que temos um atrativo turístico que desperta a curiosidade de qualquer um, a Pedra de São Tomé. Esta pedra tem tamanho significado e representatividade para cidade, pois existe pesquisa enfatizando que ela deu origem ao nome Penedo por sua história, que resumiremos a seguir: 

“Próximo a cidade do Penedo existe a ILHA DE SÃO PEDRO. Nesta ilha encontra-se uma trilha que direciona o visitante até a PEDRA DE SÃO TOMÉ. Segundo a lenda, São Tomé foi um apóstolo enviado por São Pedro para ensinar aos índios nativos o bom uso do solo. Devido os nativos o considerarem como um falso profeta, São Tomé precisou provar que era apóstolo de São Pedro, e assim, usando seus poderes, cravou seu pé e seu cajado na grande pedra onde podemos encontrar tais marcas.”

Ficou curioso(a) para conhecer Penedo e a região do Baixo São Francisco? Continue navegando no nosso site e veja os roteiros, atrativos, equipamentos e demais informações turísticas do local. Teremos um grande prazer em prestar nossos serviços.

A Mais Tour – Agência de Viagens e Turismo agradece sua visita!

Avenida Duque de Caxias, 379, Centro. Ao lado da Igreja da Santa Cruz. Penedo-AL

CEP: 57.200.000

Tel.: (82) 9 9989-0209

Cadastur: 18.838.936/0001-51

Todos os direitos reservados. Mais Tour - Agência de Viagens e Turismo