MAIS TOUR RESGATA ATRATIVO TURÍSTICO PARA FORTALECER O TURISMO NO BAIXO SÃO FRANCISCO


Pedra de São Tomé / Ilha de São Pedro / Penedo-AL

A agência de viagens e turismo Mais Tour trabalha com estratégias de diversificação da oferta do turismo na região do Baixo São Francisco, resgatando e apresentando ao público interessado, riquezas patrimoniais da região.


Ao tempo que estudava a história da cidade de Penedo, foi descoberto que na Ilha de São Pedro, localizada entre Penedo/AL e Santana do São Francisco/SE, existe uma lendária pedra chamada Pedra de São Tomé.



Arquivo 2017, primeiros registros fotográficos na Pedra de São Tomé.



Segundo livro de Francisco Sales, “Arruando para o forte” e demais fontes, esta pedra poderia ter dado origem ao nome da cidade de Penedo. Contos e lendas relatam que, há muito tempo, um homem a qual chamamos de São Tomé, foi enviado para catequisar e ensinar os nativos sobre o uso das terras e demais cuidados necessários para se viver bem.


No entanto, os nativos não acreditaram nos seus conhecimentos e então, São Tomé, decidiu subir na pedra e cravar seu pé e seu cajado para provar seus poderes. Em seguida, mergulhou no rio São Francisco e nunca mais ninguém o viu novamente.



Pegada de São Tomé

Dentro deste contexto, nas pesquisas e entrevistas realizadas em 2017, foi descoberto que havia um roteiro que levava turistas e visitantes até a pedra de São Tomé, pois era possível avistá-la da margem de Penedo, exatamente do ponto da “Rocheira”. Na época, a vegetação da ilha ainda não tinham tantas árvores encobrindo a pedra.


Contudo, com o passar dos anos, a vegetação foi crescendo, cobriu a pedra e a história caiu no esquecimento. E então, tal roteiro deixou de existir.


Em 16 de janeiro de 2021, a Mais Tour decidiu resgatar o roteiro e abriu uma trilha na ilha de São Pedro que leva até a pedra de São Tomé, para que todos possam visitar o atrativo turístico que é tão importante para Penedo e toda região.




Abertura da trilha / Com Demisso e Moisés / 16-01-2021

Gratidão pelo apoio.



Como forma de incentivar o turismo para tal local, foi realizado uma excursão experimental, no dia 23 de janeiro de 2021, com os atores que trabalham com turistas e visitantes em Penedo e região.


Os Informantes de turismo tiveram prioridade por representarem tão bem o turismo na cidade, ao tempo em que lidam, diretamente, com turistas e visitantes. Suas atividades requerem profissionais competentes, responsáveis e com bom conhecimento. Haja vista que são responsáveis por mostrar os atrativos, repassar informações turísticas, esclarecer dúvidas e prestar demais apoios.



Primeiro grupo a conhecer a Pedra de São Tomé / 16-01-2021

Agradecimento a Fernando, João, Alberto, Gladystone e Daniel pela colaboração e por acreditarem no turismo do Baixo São Francisco.


Diante disso, é preciso fortalecer o destino Baixo São Francisco com a diversificação da oferta turística. Levando em conta que turistas e visitantes desejam mais que um city tour, eles querem experiências enriquecedoras e inesquecíveis.


A Pedra de São Tomé, na ilha de São Pedro, é um atrativo único e com grande potencial. E o melhor disso tudo é pensar que se trata de um patrimônio que pertence a todos nós. Está localizado entre Alagoas e Sergipe, sendo possível construir um roteiro integrador, ao envolver o city tour pelo centro histórico de Penedo, passeio de barco no rio São Francisco, trilha ecológica com visita a Pedra Misteriosa de São Tomé, visita ao artesanato de Santana do São Francisco/SE e parada para banho numa croa.


Nessas circunstâncias, cabe ressaltar a importância da consciência ambiental. É importante orientar as pessoas sobre não jogar lixo no local, por isso precisamos reforçar que a trilha seja realizada com apoio profissional.



Sobre consciência ambiental, devemos manter o local limpo.



Além de tudo, um outro fator dever ser mencionado, não é qualquer pessoa que pode subir na pedra de São Tomé, pois exige um considerável esforço do corpo, que pessoas com devidas limitações só conseguirão fazer a trilha e chegar até a pedra, mas não conseguirão subir sozinhas.



A Pedra de São Tomé possui aproximadamente 5 metros de altura


Dessa forma, por se tratar de uma pedra com aproximadamente 5 metros de altura, o visitante precisa tomar cuidado para não se machucar. É de suma importância repassar essas informações para que o roteiro seja aproveitado da forma mais responsável possível.


Ficou interessado(a) em fazer a trilha?


Entre já em contato para fazer sua reserva e venha conhecer as maravilhas do Baixo São Francisco.


Conheça, também, os outros roteiros que temos para a APA Marituba do Peixe, Foz do Rio São Francisco, Passeio de Buggy pelas dunas douradas.


Mais Tour - Agência de Viagens e Turismo, é somando que vamos para frente!


----------------------

Mais Tour - Agência de Viagens e Turismo.

Trabalhamos com venda de passagem aérea, hospedagem, passeios e pacotes de viagens.

Estamos localizados na Avenida Duque de Caxias, nº379, no centro de Penedo/AL.

Whatsapp: (82) 9 9989-0209.

CADASTUR: 18.838.936/0001-51

Avenida Duque de Caxias, 379, Centro. Ao lado da Igreja da Santa Cruz. Penedo-AL

CEP: 57.200.000

Tel.: (82) 9 9989-0209

Cadastur: 18.838.936/0001-51

Todos os direitos reservados. Mais Tour - Agência de Viagens e Turismo